Faz sentido que você tente manter seu carro em ótima forma seguindo as dicas de manutenção dos especialistas. Infelizmente, algumas pessoas tentam cortar custos para manter seus carros funcionando. Outros acabam ouvindo alguns conselhos realmente terríveis. Aqui estão algumas das piores coisas que profissionais já ouviram – e por que são ideias tão ruins.
Existem inúmeros autointitulados “especialistas” que pregam alguns conselhos verdadeiramente terríveis sobre conserto ou manutenção de carros. Aqui estão os piores mitos que já ouvimos – e os fatos a seguir.
Pular as trocas de óleo porque você dirige apenas distâncias curtas
A maioria dos motoristas sabe que existe um intervalo de quilometragem recomendado para trocas de óleo. A maioria dos especialistas recomenda um intervalo de 5.000 quilômetros, embora dependendo do tipo de óleo usado, é melhor seguir as recomendações do manual para seu tipo específico de carro.
O óleo envelhece com o tempo, portanto, mesmo que seu carro fique parado por longos intervalos, você ainda deve trocá-lo regularmente. Se você dirige apenas por curtas distâncias, o motor não tem tempo suficiente para aquecer adequadamente, o que prejudica o óleo e pode causar sua quebra.
Ignorar sons e batidas
Se você ouvir ruídos de guincho, chocalho, raspagem ou trituração vindos de seu carro, alguns especialistas podem sugerir dirigir por um tempo para ver se eles persistem. Isso é um grande erro – esses sons são todos sinais de que algo está errado. Por exemplo, se você ouvir um guincho ou sentir o volante tremer ao frear, é um sinal de que suas pastilhas de freio provavelmente precisam ser substituídas. Num caso assim, se você esperar até que estejam realmente ruins, precisará de mais reparos nos freios e isso se tornará um trabalho bem mais caro no futuro.
Consertar pneus muito danificados em vez de substituí-los
Seus pneus são extremamente importantes para sua segurança, então você quer ter certeza de ter os melhores e mais seguros pneus em seu carro.
A parede lateral do pneu é a parte do pneu entre a roda e a banda de rodagem. Manter sua integridade estrutural é importante – tanto que as lojas de pneus mais conceituadas não consertam um pneu com furo na parede lateral e a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos é contra reparos em qualquer coisa que não seja a banda de rodagem do pneu. Não arrisque.