Manter a manutenção do seu carro em dia pode ser uma verdadeira chatice: Trocar o óleo a cada 5.000 km, fazer o rodízio dos pneus… Nós entendemos. Mas pagar um pouco aqui e ali para evitar grandes reparos vale a pena. E se você tem um veículo mais antigo, cada dia que você pode prolongar a vida útil do seu carro é uma vitória.
Um pouco de esforço extra pode ajudar muito a reduzir os custos de reparo da manutenção do seu veículo. Aqui estão algumas boas dicas de manutenção do carro que podem atrasar ou até mesmo evitar a necessidade de pagar por um grande conserto em seu carro.
Verifique o estepe
É tão importante manter o estepe cheio e em bom estado quanto outros os quatro pneus. A última coisa que você quer é descobrir que seu reserva está vazio enquanto você puxa o macaco para fora do porta-malas. É quando você precisa chamar um guincho – o que pode custar centenas de reais, ou vai ter que caminhar até uma borracharia – o que é ótimo para o físico, já que você vai ter que carregar um pneu por aí. Bom, no Brasil o ar comprimido ainda é gratuito nos postos, então não deixe pra lá.
Dica de manutenção: Teste a pressão de ar dos pneus (e do estepe) uma vez por mês.
Troque o óleo
Quanto o óleo do seu carro pode afetar seu orçamento? Ah, bastante. Os problemas de óleo podem ser alguns dos problemas mais caros de manutenção do carro, já que o óleo afeta muitas das funções do seu carro. É melhor gastar um pouco para trocar o óleo na quilometragem (ou tempo) certo do que adiar demais e correr o risco de desgastar o motor – que custa muito mais para substituir.
Dica de Manutenção: Troque o óleo a cada 5000km ou siga o que é recomendado pelo fabricante do seu carro no manual.
Mantenha a bateria limpa
A corrosão (que se parece com um pó branco ou azulado) pode se formar nos terminais da bateria. Se você não as mantiver limpas, a bateria pode rachar ou não funcionar corretamente, deixando você sem bateria. Como uma bateria de carro de qualidade não é barata – e você já sabe que um guincho pode custar ainda mais – manter os terminais com aparência elegante é um dinheiro bem gasto.
Dica de manutenção: teste sua bateria duas vezes por ano e verifique se há corrosão.
Substitua as pastilhas de freio
Você ouve um som agudo quando pisa no freio? Nesse caso, suas pastilhas de freio podem estar nas últimas. Um novo conjunto pode custar até $ 300 para todas as quatro rodas, mais a mão de obra se um profissional as instalar. Sabemos que o preço pode parecer alto. Mas ser capaz de parar antes de bater na traseira do Lexus à sua frente não tem preço.
Dica de manutenção: Verifique o fluido de freio toda vez que trocar o óleo para ter certeza de que não está escuro. Se for, você precisará trocar o sistema de freio mais cedo ou mais tarde.
Substitua o filtro de ar
O filtro de ar do seu carro impede que os poluentes entrem pelas aberturas, e ele tem um trabalho muito importante, então você deve tratá-lo bem. Além disso, usar um filtro de ar velho há muito tempo pode levar a grandes problemas para o seu sistema de ar-condicionado. E confie em nós, você não quer isso. A substituição da unidade completa pode ser muito cara.
Dica de manutenção: troque o filtro de ar a cada 12 meses ou 12.000 km.
Adquira novos limpadores de para-brisa
Dependendo da marca e modelo do seu carro, a compra de novos limpadores de para-brisa não custa nada. Limpadores eficientes são uma necessidade quando você está na estrada, afinal, se você não consegue ver a estrada, não deveria estar dirigindo. E se você não limpar o para-brisa, a sujeira pode se acumular com o tempo e até causar trincas no vidro. Lembre-se de que novos limpadores são muito mais baratos do que um para-brisa novo.
Dica de Manutenção: Verifique os limpadores de para-brisa na troca de cada estação e substitua-os quando necessário.
Faça o rodízio dos pneus
Você sabia que pode facilmente prolongar a vida útil de seus pneus apenas fazendo o rodízio deles de vez em quando? É verdade! Todos os quatro pneus do seu carro não se desgastam da mesma maneira. Às vezes, os pneus dianteiros ou traseiros podem se desgastar em tempos diferentes, dependendo do carro, da velocidade e das estradas. Gire esses pneus e você poderá prolongar sua vida útil e economizar um bom dinheiro!
Dica de manutenção: faça o rodízio dos seus pneus, em média, a cada 7.000 km.
Verifique o sistema de suspensão
O sistema de suspensão é uma das partes intrincadas do seu carro que você provavelmente não valoriza. A maioria de nós raramente pensa nisso – até que ele pare de fazer seu trabalho e transforme seu passeio em uma montanha-russa. Se você achar que um dos amortecedores precisa ser substituído, certifique-se de conferir (e talvez) substituir todos os quatro. Nós sabemos, é triste, mas é verdade.
Dica de manutenção: verifique os amortecedores e o sistema de suspensão completo a cada 30.000 km.
Verifique a refrigeração
Se você não ficar por dentro da troca do líquido de arrefecimento, corre o risco de corrosão grave dentro do carro. A refrigeração afeta tudo, desde o aquecedor e o ar-condicionado até o radiador e a bomba de água. Para algo que afeta tanto a saúde geral do seu carro, você não quer pular a manutenção dele.
Dica de manutenção: é uma boa ideia verificar o líquido de arrefecimento duas vezes por ano – uma vez antes de chegar o período quente e novamente antes que o tempo frio chegue.
Verifique as velas de ignição
Ah, velas de ignição. Eles são a única peça de carro de que todos parecem ter ouvido falar. E isso é por um bom motivo. Se o seu motor está causando problemas, um dos motivos comuns (e soluções fáceis) são as velas de ignição. E como o trabalho do motor pode ser caro demais, trocar uma vela de ignição é um pequeno preço a pagar para evitar uma grande revisão do motor.
Dica de manutenção: verifique e troque as velas de ignição a cada 50.000 km.
Inspecione suas correias e mangueiras
Dar uma olhada em correias e mangueiras pode salvá-lo de uma enorme conta de mecânico mais tarde. Correias gastas podem causar outros danos a componentes essenciais do seu carro. E se você tiver uma mangueira do radiador fraca, ela pode explodir completamente, o que faria com que o motor superaquecesse e não funcionasse. Má notícia.
Dica de manutenção: Caso seu carro tenha (verifique seu manual ou questione seu mecânico), faça a substituição da correia dentada a cada 100.000 km e a correia serpentina a cada 50.000 km. É recomendável trocar as mangueiras a cada quatro anos ou sempre que uma apresentar sinais de desgaste.
Faça a inspeção de emissões
Dependendo do estado ou mesmo do país em que você mora, seu carro pode ser obrigado a passar por uma inspeção de emissões do estado. Ao manter a manutenção necessária do carro em seu veículo, ele deve passar com louvor. Mas se não ganhar uma estrela dourada, isso é algo que você também quer saber. A instalação de emissões informará o que falhou e o que precisa ser consertado para passar totalmente na inspeção.
Dica de manutenção: Não se esqueça de levar seu carro para revisão uma vez por ano. Verifique com o departamento local de veículos motorizados para saber os requisitos específicos em seu estado.